Até o momento, temos 10.531 vias cadastradas em 1.843 locais de 445 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.895 vias Tradicional Clássica, 4.820 vias Esportiva, 647 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 16 vias Tradicional Esportiva.
Tipo de escalada predominante: agarras e aderência
Extensão: 700 metros
Descrição: A trilha para a parede norte do Baiano tem o mesmo padrão das outras. Tem 6,5 km muito íngremes e nem sempre bem marcados. Logo depois do vilarejo do Morro d'Água Quente, atravessa-se a zona de mineração (onde é proibida a passagem) e penetra-se na mata. Após 1,5 km chega-se ao Vale do Mel - conjunto de blocos com até 25m de altura e que possui algumas vias equipadas, com graus do IV ao IX. Daí em diante a trilha pode estar fechada, sendo recomendado o uso de facões. Não há água próximo à base.
A via conta com chaminés de larguras variadas, alguns off-widths e fendas para friends pequenos e médios. Há poucos grampos na via e alguns lances são bem expostos, mas no geral fáceis. Nada além do VIIa. Há paradas em móvel na via e enfiadas quase inteiras em artificial.
A via segue uma linha reta da P3 até o cume e por isso os rapéis são "fáceis".
É bom lembrar que esse cume não é o principal do Baiano. É um pouco mais baixo e ao norte daquele.
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários